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Crissiumal, sábado, 14 de dezembro de 2024 (55) 3524-1200
Atendimento: Manhã: 07:30 ás 11:30 e tarde: 13:30 às 17:30
Idioma
Português
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Secretário(a)
Endereço: Rua Guarita, 375 - CEP 98640-000 - Crissiumal/RS
Horário de Funcionamento: Horário de funcionamento: 7:30 as 11:30 e das 13:30 até as 17:30 horas
E-mail: smec@crissiumal-rs.com.br
Telefone:
(55) 3524-1224
Competências
É o Órgão responsável pela elaboração, programação e desenvolvimento das políticas e atividades educacionais do município, em observância com as disposições da Lei Orgânica Municipal, da legislação Federal e Estadual pertinente, enfatizando as relacionadas com o ensino pré-escolar e fundamental, disciplinando, também, programas estimulados, visando o gradual acesso do escolar ao ensino de segundo grau e ensino superior. Executa outras tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo Prefeito Municipal.
A Secretaria Municipal de Educação de Crissiumal tem como principal atribuição conduzir a política educacional do Município com vistas à educação integral e de qualidade. Seus objetivos são: * Ofertar a educação infantil visando atender toda a demanda desta etapa; * Atender o Ensino Fundamental como prevê legislação vigente; *Qualificar seus professores e equipes gestoras para o bom andamento das instituições de ensino.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 07 escolas, 04 de Educação Infantil e 03 de Ensino Fundamental com 76 professores efetivos e 40 profissionais da educação (Atendentes, Monitoras e Auxiliares de Educação Infantil), atende o número de 1.315 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
São balizadores da Educação Municipal de Crissiumal:
* Gestão Democrática,
* Educação Inclusiva,
* Educação Fiscal;
* Educação Ambiental;
* Educação Nutricional; e
* Valorização e Formação Continuada dos Profissionais da Educação.
Proposta Político-Pedagógica
A Secretaria Municipal de Educação entende que cada Instituição, deva considerar suas peculariedades, características e necessidades para construir os seus documentos orientadores, ou seja, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar de Ensino. A partir de discussões, análises envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar, os documentos devem estar embasados na Legislação vigente e conter os princípios, metodologia e proposta curricular, bem como os princípios de convivência, avaliação e conhecimento.
Educação Infantil
A concepção de Educação Infantil é reconhecer a criança como ser único e tendo direito a educação, bem como sanar as suas necessidades básicas. Temos a primeira infância como prioridade, por isso oportuniza-se nas escolas de educação infantil estímulos adequados à faixa etária para o pleno desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Já o espaço destinado para o atendimento da Educação Infantil é o encontro do cuidar e do educar.
Desde a mais tenra idade, tudo o que se passa na vida de uma criança é capaz de influenciar seu futuro, se teve oportunidades de acolhimento e aprendizagem, estímulos adequados ao desenvolvimento emocional, psicológico, social e cognitivo, suas chances de tornar-se uma pessoa com elevada auto-estima, produtiva e colaborativa será muito grande.
Ensino Fundamental
A concepção do Ensino Fundamental é aquele que respeite as diferenças e ao mesmo tempo combata a indiferença e a desigualdade, pois acredita-se em uma escola organizada como um currículo flexível, garantindo o atendimento as necessidades básicas do Ensino Fundamental, em que os valores de solidariedade e generosidade estejam garantidos com o intuito de desenvolver ações coletivas e maneiras de enfrentar os desafios e o mundo globalizado. Em relação à alfabetização a rede de ensino trabalha dentro da metodologia geempiana. Trata-se de um método onde a criança tem presença ativa diante do conteúdo a ser aprendido. Os professores alfabetizadores promovem situações que desafiam o aluno a resolver problemas com base nos conhecimentos prévios e a partir daí, construir novos conhecimentos.
Educação Fiscal
A Educação Especial está embasada na Política de Inclusão, dispões de atendimento educacional especializado para os alunos que dela necessitam, para desta forma ter o desenvolvimento das suas habilidades dentro de seu ritmo. A inclusão vem com o pressuposto do convívio e valorização das diferenças.
Além disso, o município dispõe em seu Termo de Colaboração com a APAE atendimento especializado para os alunos que momentaneamente ou de forma permanente não possam frequentar uma escola regular de ensino.
Biblioteca
Espaço educativo, de informação e conhecimento que possui como objetivo levar aos munícipes recursos para a busca do saber, bem como para incentivar a leitura. A biblioteca Carlos Laet é um lugar de encontro de ideias e de compartilhá-las.
Transporte Escolar
Nutrição
Projeto Estudou Viajou!
O projeto tem como objetivo motivar e valorizar os alunos da rede municipal de ensino para a importância do estudo. As melhores médias das escolas municipais de Ensino Fundamental serão contemplados com uma viagem para o parque temático Beto Carrero World.
Unidades pertencentes
Informações de caráter coletivo sobre a Secretaria:
Escolas Municipais de Ensino Fundamental:
- Escola Municipal Benno Bender, Rua Inhacora, nº 325, telefone (55) 3524-2136 - 539 alunos
- Escola Municipal Rotermund, Avenida Palmeira das Missões, nº 2335, telefone (55)3524-1106 - 404 alunos
- Escola Municipal Riachuelo, Vila Planalto, s/nº, 112 alunos
- Escola Municipal Tenente Antônio João, Zona Quanz s/nº - (desativada a partir de 2019)
Escolas Municipais de Educação Infantil:
- Escola Municipal de Educação Infantil Miriam Gonçalves de Souza, Rua Tucunduva, 1252, telefone (55) 9628-3073 - 97 alunos.
- Escola Municipal de Educação Infantil Neli Ilse Thomé, - Rua Campo Bom, 131. Telefone (55) 9628-7638 - 73 alunos.
- Escola Municipal de Educação Infantil Rotermund - Av. Palmeira das Missões, 2335, telefone (55) 3524-1829 - 194 alunos.
Total de alunos matriculados na rede municipal de ensino: 1443 alunos (conforme Censo Escolar de 2018)
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HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
Manhã: 07:30 ás 11:30 e tarde: 13:30 às 17:30
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Portal atualizado em: 13/12/2024 14:20:03