Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Crissiumal, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (55) 3524-1200 /

Atendimento Atendimento: Manhã: 07:30 ás 11:30 e tarde: 13:30 às 17:30

Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 11 °C
Índice UV
7.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 13 °C
Índice UV
7.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 13 °C
Índice UV
7.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0

Secretaria de EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

SIRLEI TERESINHA MARMITT

Secretário(a)

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, nº 424, Centro, Crissiumal;

Horário de Funcionamento: Horário de funcionamento: 7:30 as 11:30 e das 13:30 até as 17:30 horas

E-mail: smec@crissiumal-rs.com.br

Telefone:

(55) 3524-1200 / 210

(55)-3524-1122

Competências

É o Órgão responsável pela elaboração, programação e desenvolvimento das políticas e atividades educacionais do município, em observância com as disposições da Lei Orgânica Municipal, da legislação Federal e Estadual pertinente, enfatizando as relacionadas com o ensino pré-escolar e fundamental, disciplinando, também, programas estimulados, visando o gradual acesso do escolar ao ensino de segundo grau e ensino superior. Executa outras tarefas correlatas que lhe forem determinadas pelo Prefeito Municipal.

 

A Secretaria Municipal de Educação de Crissiumal tem como principal atribuição conduzir a política educacional do Município com vistas à educação integral e de qualidade. Seus objetivos são: * Ofertar a educação infantil visando atender toda a demanda desta etapa; * Atender o Ensino Fundamental como prevê legislação vigente; *Qualificar seus professores e equipes gestoras para o bom andamento das instituições de ensino.

A Rede Municipal de Ensino é composta por 07 escolas, 04 de Educação Infantil e 03 de Ensino Fundamental com 76 professores efetivos e 40 profissionais da educação (Atendentes, Monitoras e Auxiliares de Educação Infantil), atende o número de 1.315 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 

São balizadores da Educação Municipal de Crissiumal:

* Gestão Democrática,

* Educação Inclusiva,

* Educação Fiscal;

* Educação Ambiental;

* Educação Nutricional; e

* Valorização e Formação Continuada dos Profissionais da Educação. 

 

Proposta Político-Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação entende que cada Instituição, deva considerar suas peculariedades, características e necessidades para construir os seus documentos orientadores, ou seja, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar de Ensino. A partir de discussões, análises envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar, os documentos devem estar embasados na Legislação vigente e conter os princípios, metodologia e proposta curricular, bem como os princípios de convivência, avaliação e conhecimento.

 

Educação Infantil

A concepção de Educação Infantil é reconhecer a criança como ser único e tendo direito a educação, bem como sanar as suas necessidades básicas. Temos a primeira infância como prioridade, por isso oportuniza-se nas escolas de educação infantil estímulos adequados à faixa etária para o pleno desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Já o espaço destinado para o atendimento da Educação Infantil é o encontro do cuidar e do educar.

Desde a mais tenra idade, tudo o que se passa na vida de uma criança é capaz de influenciar seu futuro, se teve oportunidades de acolhimento e aprendizagem, estímulos adequados ao desenvolvimento emocional, psicológico, social e cognitivo, suas chances de tornar-se uma pessoa com elevada auto-estima, produtiva e colaborativa será muito grande.

 

Ensino Fundamental

A concepção do Ensino Fundamental é aquele que respeite as diferenças e ao mesmo tempo combata a indiferença e a desigualdade, pois acredita-se em uma escola organizada como um currículo flexível, garantindo o atendimento as necessidades básicas do Ensino Fundamental, em que os valores de solidariedade e generosidade estejam garantidos com o intuito de desenvolver ações coletivas e maneiras de enfrentar os desafios e o mundo globalizado. Em relação à alfabetização a rede de ensino trabalha dentro da metodologia geempiana. Trata-se de um método onde a criança tem presença ativa diante do conteúdo a ser aprendido. Os professores alfabetizadores promovem situações que desafiam o aluno a resolver problemas com base nos conhecimentos prévios e a partir daí, construir novos conhecimentos.

 

Educação Fiscal

A Educação Especial está embasada na Política de Inclusão, dispões de atendimento educacional especializado para os alunos que dela necessitam, para desta forma ter o desenvolvimento das suas habilidades dentro de seu ritmo. A inclusão vem com o pressuposto do convívio e valorização das diferenças.

Além disso, o município dispõe em seu Termo de Colaboração com a APAE atendimento especializado para os alunos que momentaneamente ou de forma permanente não possam frequentar uma escola regular de ensino.

 

Biblioteca

Espaço educativo, de informação e conhecimento que possui como objetivo levar aos munícipes recursos para a busca do saber, bem como para incentivar a leitura.  A biblioteca Carlos Laet é um lugar de encontro de ideias e de compartilhá-las.

 

Transporte Escolar

 

Nutrição

 

Projeto Estudou Viajou!

O projeto tem como objetivo motivar e valorizar os alunos da rede municipal de ensino para a importância do estudo. As melhores médias das escolas municipais de Ensino Fundamental serão contemplados com uma viagem para o parque temático Beto Carrero World.

Unidades pertencentes

Informações de caráter coletivo sobre a Secretaria:

Escolas Municipais de Ensino Fundamental:

- Escola Municipal Benno Bender, Rua Inhacora, nº 325, telefone (55) 3524-2136 - 539 alunos

- Escola Municipal Rotermund, Avenida Palmeira das Missões, nº 2335, telefone (55)3524-1106 - 404 alunos

- Escola Municipal Riachuelo, Vila Planalto, s/nº, 112 alunos

- Escola Municipal Tenente Antônio João, Zona Quanz s/nº - (desativada a partir de 2019)


Escolas Municipais de Educação Infantil:

- Escola Municipal de Educação Infantil Miriam Gonçalves de Souza, Rua Tucunduva, 1252, telefone (55) 9628-3073 - 97 alunos.

- Escola Municipal de Educação Infantil Neli Ilse Thomé, - Rua Campo Bom, 131. Telefone (55) 9628-7638 - 73 alunos.

- Escola Municipal de Educação Infantil Rotermund - Av. Palmeira das Missões, 2335, telefone (55) 3524-1829 - 194 alunos.

 

Total de alunos matriculados na rede municipal de ensino: 1443 alunos (conforme Censo Escolar de 2018)

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!
WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 17:28:37

Prefeitura Municipal de Crissiumal - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.