Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Crissiumal, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (55) 3524-1200 /

Atendimento Atendimento: Manhã: 07:30 ás 11:30 e tarde: 13:30 às 17:30

Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 11 °C
Índice UV
7.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 13 °C
Índice UV
7.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 13 °C
Índice UV
7.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0

Conheça Crissiumal

Crissiumal faz parte da “Rota Turística do Yucumã”. O município é um dos principais produtores de leite do estado, com produção  superior a 120 mil litros/dia. Detém o quarto maior rebanho bovino do estado. Destaca-se ainda na produção de cereais como milho, soja e trigo. No setor privado industrial Crissiumal tem uma pujante indústria de calçados femininos para exportação, bem como na produção de móveis.

Sua maior riqueza está na abundância de água. Além de pequenos riachos o município é banhado pelos rios Uruguai, Lajeado Grande, Buricá e Reúno. 

O aspecto cultural também atrai visitantes. “Crissiumal é uma cidade que dança!”. Segundo reportagem do grupo RBS de cada 100 habitantes do município, 1 participa ou participou do GEMP (Grupo Étnico Madre Paulina) que vem se destacando entre os melhores grupos de danças folclóricas nacionais, tendo participado de diversos concursos folclóricos como, Santa Maria em Dança, POA em dança, dentre outros e, sendo convidado a participar de diversos Festivais internacionais inclusive, representando o Brasil, em países da Europa e América.


O município possui relevância histórica no contexto musical do sul do Brasil, com bandas como Danúbio Azul, Musical Calmon e Musical Som Sete, dentre outras. No esporte, a cidade é conhecida como a "Terra de Goleiros" devido aos goleiros famosos que aqui desenvolveram suas aptidões. O principal deles Taffarel, que jogou no Tupi de Crissiumal, no Sport Club Internacional e mais tarde na Seleção Brasileira de Futebol, sendo Tetra Campeão Mundial e Danrlei, nascido na cidade, que foi titular por 10 anos no Grêmio. Vale também ressaltar o Goleiro Beto, que passou pelo tricolor. Dentre as escolinhas municipais, Crissiumal é alvo de olheiros dos grandes Clubes do estado - tendo vários adolescentes iniciando suas carreiras nos mesmos. Geograficamente o município conta com as águas do Rio Uruguai, tem fronteira fluvial com a Argentina, província de Missiones. Localizada entre diversos rios, montanhas e vales, a cidade dispõe de belíssimas paisagens, trilhas, e mirantes naturais. O artista plástico Paulo de Siqueira produziu diversos monumentos na cidade moldados a partir de sucatas de metais. O principal deles homenageia os migrantes. Existe na cidade um castelo em estilo medieval construído na década de 1970 pelo médico Omilton Guilherme Bonotto. Outras duas obras arquitetônicas chamam a atenção de quem visita Crissiumal sendo o Colégio Madre Paulina e o Seminário São Miguel. 


Na temporada de verão, a cidade dispõe dos balneários Amorim e o Clube Aquático Dourados. E, distante aproximadamente 25 Km da sede, o Balneário Três Ilhas banhado pelas águas do rio Uruguai.
Vale ressaltar que Crissiumal foi o berço da empresa de transportes Ouro e Prata. 

Visite Crissiumal conhecida como a cidade sorriso formada por um povo pacífico, acolhedor e trabalhador.






CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!
WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:11:28

Prefeitura Municipal de Crissiumal - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.